O símbolo Ichthus e a era de peixes sob a edge Cristã

Ichthus e o Cristianismo

ICHTHUS

O nome grego é ICHTHUS, que é um acróstico de Cristo. Em latim é pisces. Na antiga língua do Egito a constelação era conhecida como Piscot Orion ou Pisces Hori – que significa “o peixe daquele que vem” (os peixes que pertencem ao que vem). 

O nome hebraico é Daguim, os Peixes, que também está ligado a uma palavra que significa multidão.

Os babilônios, assírios, persas e gregos já representavam esta constelação com a forma de dois peixes. O símbolo é um emblema da igreja primitiva e lembra também a dedicação manifestada pelos Budas da Compaixão, um símbolo de amor fraterno e união.

Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador. O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos.

Jesus Cristo filho de Deus Salvador

Como os cristãos primitivos eram perseguidos, as suas reuniões se davam em locais secretos. E como saber onde seria a reunião? As reuniões não podiam ser em templos, portanto eram realizadas nas casas, catacumbas ou cavernas. E mesmo assim as reuniões não poderiam ser muitos frequentes em um mesmo lugar, para se evitar chamar atenção.

Então a forma de marcarem um lugar para a reunião era desenhando este peixinho nos chãos ou paredes indicando para onde deveriam ir, usadas como setas sinalizadoras, ou onde se daria o encontro. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos.

Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo.

Observe a imagem do peixe ainda preservada nas catacumbas romanas, onde os cristãos primitivos se encontravam para praticar secretamente o culto:

"E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens." (Marcos 1:17)

Peixes Catacumbas Cristãs

ICHTHUS e seu Significado Esotérico:

Psicologicamente, os peixes simboliza transformação ou de renascimento psíquico. Acima de tudo, Peixes simboliza o elemento líquido. Na mitologia hindu, a manifestação aparece na superfície das águas, que salva a humanidade do dilúvio e que revela aos sábios o texto sagrado dos Vedas. Na tradição cristã, os peixes representam o peixe milagroso, Jesus pescador de homens, o batismo da água.

Os povos do Oriente representavam Peixes em duplas, como símbolo de união e de fecundidade profícua. A sabedoria do signo consiste em poder mergulhar no coração do abismo, no tenebroso domínio do inconsciente, para exumar dele tesouros espirituais.

Albumazar, grande astrólogo de Bagdá (século IX), dizia que o mundo começou e termina num alinhamento em Peixes.

Dois caminhos a ser seguido

Madre Teresa Pisciana

Madre Teresa de Calcutá: um símbolo moderno da compaixão,

máxima qualidade pisciana.

- Podemos dizer que o girar da roda do Zodíaco culmina em dois caminhos: o do amor e doação e o de ações improdutivas. No que tange ao pisciano, representa a possibilidade de dois diferentes caminhos a percorrer, um que leva à evolução espiritual e outro da confusão e da decadência. Quando envolto em caminhos obscuros, corre o risco de perder a personalidade, tornando-se desonesto, imoral, corrupto e facilmente persuadido.

O significado essencial de Peixes é a espiritualidade ou a busca de transcendência. A Era de Peixes se caracterizou pela busca espiritual. Jesus Cristo, Buda e Maomé, ensinaram o amor ao próximo, a paz, a abnegação. Foi uma era de sacrifícios em nome do sacro-ofício.

“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;” (Mateus 10:34)

“Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;” (Lucas 12:51)

- Como percebe-se pelas palavras do Cristo, a era cristã não seria uma era de paz, mais de conflitos e separações entre os homens, para quem sabe por aí surgisse a verdade tempos depois, em um novo ciclo.

A maioria das guerras aconteceu em nome da religião e a mensagem do Cristianismo foi levada a todas as partes do mundo.

Caridade e perdão são virtudes associadas à era de Peixes, da mesma forma que solidariedade e compreensão estão associadas à Era de Aquário.

"Não adianta mais dar o peixe: temos que ensinar a pescar". O Aquário é solidário e quer ajudar o outro a obter o que deseja, mas sem fazer pelo outro.

Uma união simbólica

Era de Peixes

O glifo de Peixes lembra a união simbólica entre o céu e a terra, Os dois peixes nadando em sentido contrário refletem que o pisciano é conectado com dois mundos: o físico e o espiritual, e pode passar de um mundo para o outro, captando o espírito por trás da matéria e concretizar a matéria em espírito.

Não é a toa que os fenômenos mediúnicos foram muitos exaltados e ao mesmo tempo muito reprimidos nesta era.

Peixes está em contato com as profundezas emocionais e psíquicas de que eles temem perder o controle. O signo se deixa levar por esta ou aquela emoção muito facilmente, segundo as ocasiões, oferecendo muito pouca resistência a qualquer tentação.

Pexie Simbolismo

Peixes é o sonhador, o romântico, o cosmologista (Copérnico, Galileu, Einstein eram piscianos).

Os peixes estão desenhados como duas luas crescentes: uma significa a dissolução da forma antiga, e a outra, o início do novo. Se os glifos da lua crescente forem virados para o lado contrário, eles formarão um círculo e assumirão uma forma de ovo – símbolo da totalidade.

Fisgados pelos outros e vacilando para frente e para trás, permitem-se ser dependentes de outras pessoas.

Peixes vive muito no inconsciente coletivo. Ele está em contato com o que a cultura esqueceu ou reprimiu: sonhos que esperam, como os peixes, sob a superfície. A tarefa do pisciano é buscar o que a cultura negou, para trazer de volta à percepção superficial.

Pescador Almas Peixes

Assim, o peixe da esquerda, que nada para baixo, simboliza o movimento da involução rumo à matéria, e o da direita, que nada em direção ao alto, simboliza a evolução do duplo Espírito e Matéria que retorna ao princípio Uno. Pelo aspecto negativo, pode ser um signo que não leva as coisas muito a sério, mudando facilmente de direção.

Essa é uma imagem dos sucessivos caminhos e das reencarnações do ser humano ao longo de sua existência eterna. O nativo pode vivenciar dificuldades de concentração, pois está sempre mudando, de acordo com as impressões externas que recebe do meio ambiente.

O último signo sacrificial impõe, como o de Virgem, uma purificação. Ao contrário deste último signo, porém, a purificação de que se trata não é mais a do corpo, mas o definitivo termo da encarnação e das reencarnações (para purificação) na face da Terra.

As Eras Zodiacais

Zodíaco de Dendera Era Peixes

(Zodiaco de Dendera no Egito)

As Eras

Tudo no universo é cíclico, os iniciados egípcios sabiam disto, e sobre o véu das símbolos e códigos, deixaram sobre monumentos megalíticos, como exemplo podemos citar o Zodíaco de Dendera. Esse simbolico relógio cósmico, retrata o grande ciclos periódico em que todo o sistema solar completa sua volta em torno do cinturão zodiacal levando 26.000 anos.

Era de Touro: de 4304 a 2154 a.C.

A Era de Touro é atribuída à antiga cultura egípcia, que tinha a vaca como deusa da fertilidade e a pecuária como principal cultura. Os astrólogos dizem que essa foi a era em que a cultura egípcia se desenvolveu e foi o centro da civilização.

Era de Carneiro: de 2154 a 4 a.C.

Com o final da Era de Touro, o domínio egípcio cessou e deu lugar a Carneiro, o signo que passou a dominar. Os astrólogos dizem que foi Israel que dominou essa era, devido ao sacrifício do cordeiro, o ritual mais marcante da religião de Israel, além da ovinocultura (criação de ovelhas), sua principal cultura.

Dizem que a fase de transição entre as duas eras foi a saída de Israel do Egito, e que os hebreus ainda tentaram preservar o poder de Touro, quando fizeram o bezerro de ouro no deserto, mas Moisés (avatar da Era de Carneiro) os repreendeu e inaugurou a Era de Carneiro. Jesus foi chamado de "Cordeiro de Deus" (Jo 1.29) porque era filho do povo dominante da Era de Carneiro.

Era de Peixes: de 4 a.C. a 2146 d.C.

Jesus Cristo (avatar da Era de Peixes) teria, então, inaugurado essa era, dando evidência disso ao chamar os apóstolos para serem pescadores de homens, fazendo alusão à humanidade pisciana. Por causa de Jesus Cristo, o povo dominante da Era de Peixes são os cristãos. Para provar que o cristianismo é o que domina Era de Peixes.

Era de Aquário: 2146 a 4296 d.C.

Terminando a Era de Peixes surge a de Aquário. Aquário é um signo regido pelo planeta Urano, que foi descoberto em 1781, coincidindo com a Revolução Francesa.

A era de Aquário será a era da conclusão espiritual, onde todos os equívocos serão resumidos, para a inicialização de uma era, mais integra para com os verdadeiros princípios de um Evangelho mais espiritualizado, não sendo apenas no setor metódico, mais principalmente no dogma eterno da imortalidade da alma e das reencarnações sucessivas, ou seja a ERA do homem filho de DEUS e habitante das estrelas.

OBS:

Outras visões esotéricas como a (gnose) supõem que a Era de Aquário não iniciará depois do ano 2000, baseados em que somente em cada 2 mil anos o Sol passa de um signo zodiacal a outro. Pois baseariam-se na especulação de que Jesus teria nascido no ano 1º, como início de Peixes, ou alguns anos antes, durante a Era de Áries. porque em verdade acham que ninguém sabe com absoluta segurança em que ano Jesus nasceu. Assim, baseado no nascimento de Jesus é impossível saber quando começa a nova Era de Aquário.

Pois esta opinião segundo eles não leva em consideração o Livro do Zodíaco.

E Segundo eles a Nova Era de Aquário, já que se iniciou em 4 de Fevereiro do ano de 1962.)

- Mais a frente em outros tópicos comentaremos sobre estas discrepâncias.

Autor : Valter J.Amorim


Postagens Relacionadas:

Os Últimos dias e o que diz a Bíblia realmente !

As Ressurreições dos Mortos nos Últimos Dias

O Fim da era cristã e do Império das Trevas segundo as contagens bíblicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog