Quem foi Akhenaton ?

faraó-akhenaton

Akhenaton

Em determinados períodos da nossa conturbada e tristemente famosa história, sempre quando há uma necessidade mais premente, surge um novo ciclo iniciado por sublimes reformadores, Almas maravilhosas que tocam este pequeno planeta, tais como Buda, Cristo, Moisés,Ghandi e muitos outros.

Akhenaton foi um deste, implantando a crença monoteísta da adoração do deus sol que ele chamou de Aton. Fechou todos os templos de outros deuses em todo Egito, proibiu seus cultos e requisitou as propriedades. Os sacerdotes ficaram horrorizados, porque durante toda a 18ª dinastia haviam dominado a vida econômica do Egito.

Alguns historiadores acreditam, que os hinos e invocações de Akhenaton o colocaram como pioneiro do monoteísmo, precursor de Abraão e Moisés. Para outros, Akhenaton não era uma reformador, mas um ultraconservador que perpetuou, de forma extremada, adoração de Amenófis III ao deus-sol, continuando os esforços de seu pai para devolver aos reis egípcios o pleno estatuto divino que eles tinham antigamente.

akhenaton-culto-ao-disco

O culto da adoração ao Sol

Até hoje sua integridade perante aquele povo permaneceu intocada como faraó conhecido por Amenhetep IV, e que mais tarde substituiu seu nome para Akhenaton.

Quando ainda jovem subiu ao trono, durante a 18° dinastia, encontrou o Egito na Caótica situação de esterilidade espiritual e moral. Os gordos e corruptos sacerdotes de Amon formavam um estado dentro do estado, degenerando as crenças mais puras do Antigo Egito, aquele país via-se mergulhado na prostituição, na exploração desenfreada, nas disputas civis e na mais negra de todas as corrupções.

O jovem Akhenaton logo mostrou uma mentalidade muito além da sua época. Ao subir ao trono, cansado de presenciar as atrocidades cometidas e a degradação do País, extinguiu a adoração ao Deus Amon e dissolveu a classe sacerdotal, fechando os templos, fontes de toda a corrupção na época. Logo em seguida mudou seu nome para Akhenaton " aquele que vive em aton" e instituiu a nova religião de adoração ao disco (sol).

busto-de-Akhenaton

O Busto de Akhenaton

"Por estudos de alguns pesquisadores o próprio hebraísmo seria uma cultura disfarçada de adoração ao sol, pois um exemplo disso é o caso do nome "Sansão" que em hebraico significa "filho do sol ", como também ficou conhecido Akhenaton. "

Akhenaton restaurou a crença monoteísta do seu povo e como medidas preliminares libertou todos os escravos, dissolveu os exércitos e concedeu casa, trabalho e comida para todos os trabalhadores.

Mudou a capital de Tebas para Amarna, onde construiu um dos mais belos complexos do Antigo Egito: a cidade de Akhetaton, o "horizonte de Aton". nessa cidade todos viviam na mais absoluta felicidade, as artes prosperaram de maneira extraordinária e durante alguns poucos anos o Egito teve restaurada toda a sua maravilhosa crença na sabedoria de outrora. Foi o iniciador das verdades Sagradas da Roza e da Cruz.

Tais procedimentos irritaram os remanescentes do clero de Amon, os quais ambicionavam a volta ao poder. De intriga em intrigas, e de revolta em revolta, o grande soberano viu-se repentinamente deposto.

Sua morte prematura ocorrida no ano 1365 a.c., culminou com a volta ao caos. Sua tumba jamais foi encontrada, Akhenaton, subiu sedo ao trono, sendo presa fácil dos ambiciosos sacerdotes de Amon que tutelaram seu filho o herdeiro, e logo trataram de mudar seu nome de Tutacanton para Tutancâmon " imagem viva de Amon" usurpando-lhe o poder para discretamente assassina-lo anos depois. com medo de que o filho restaurasse seu reinado.

Nefertite-esposa-akhenaton

A múmia de Tutancâmon

Apresentava indícios de uma forte pancada desferida na região occipital ! Daí criaram a maldição do faraó para que ninguém descobrissem que o prematuro faraó tinha sido assassinado, pois faleceu jovem com apenas 18 anos.

É importante lembrar que no antigo Egito os saqueadores de tumbas não se atreveram a violar a arca dourada de grandes proporções que guardava o sarcófago de Tutancâmon, na qual estavam tesouros mais valiosos, tais como o sarcófago de puro ouro maciço e a preciosa mascara mortuária. Nas inscrições da tuba estavam maldições tipo "gente das profundezas, sobras errantes, espectros do cemitérios" frases que tinham por finalidade expulsar qualquer curioso.

akhenaton-e-nefertiti

Temos aqui um exemplo do domínio da corrupção religiosa pela mentira, inveja, ganância pelo poder destrutivo das ambições terrenas, que sempre dominou muitos reinados através da política e religiões, um exemplo semelhante foi o domínio Igreja Católica Romana sobre as verdades de Cristo, que em muitos casos de alguns de seus ensinos foram até deturpados para manter o domínio das coletividades, como comenta São Gerônimo. (O copilador da Bíblia Cristã).

O mal muitas vezes vence, mesmo que parecendo ser freqüente, e se olharmos com os olhos do espírito, notemos que sempre foi e serás temporário essas vitórias, pois somente o amor e a paz, são e serão eternas como Deus.

Assim como será um dia a mentalidade humana deste planeta, quando houver a expulsão dos maus definitivamente daqui, penetrando-se a terra em uma "Nova Era de Luz" e concluindo-se a tarefa de muitos como ao exemplo de Akhenaton, que deram um mínimo de si, para a conclusão desta obra universal á serviço de muitos.

Fonte : Trechos da Obra “Nas fronteiras do Desconhecido” (Sergio O.Russo) Edição e notas extras Valter J.Amorim


Postagens Relacionadas :

Inscrições Dizem que Akhenaton era Pai de Tutankâmon

Os Crânios Alongados ao Redor do Mundo

A Emigração dos Espíritos Capelinos (segundo Akhenaton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog